terça-feira, 11 de agosto de 2009

Africa do Sul: 20% de aumento salarial marca o fim da greve

Informações publicadas pela http://www.fin24.com/ indicam que o Sindicato dos Trabalhadores Municipais anunciou o fim dos cinco dias de greve que os trabalhadores municipais vinham observando no País, com a celebração de um acordo que estipula o incremento do salário mínimo, passando dos actuais R3.352 para R3.850 valor que passará para R4.000 a partir de Janeiro de 2010, o que corresponderá a um aumento global de cerca de 20%. Adicionalmente, as autoridades incrementaram o subsídio de habitação em R50.000 ao longo dos três anos, e de forma faseada, passando dos actuais R85,000 para R135.000 no ano 2011.

A manifestação foi feita pelos trabalhadores dos ramos dos transportes, farmácias e serviços municipais que reivindicavam o aumento de salários em 2 dígitos percentuais. Os cerca de 150.000 trabalhadores dos serviços municipais recusaram os 11.5% do aumento de salários propostos pelo Governo, contra os 15% por eles exigidos inicialmente, tudo para garantir o poder de compra dos trabalhadores, uma vez que, em Agosto de 2008, a inflação atingiu o pico de 13% e encontra-se actualmente (Maio de 2009) em 8% . Estes trabalhadores ameaçavam inviabilizar os jogos do Mundial de Futebol de 2010, caso o Governo não satisfaça as suas exigências.

A mesma fonte indica que os protestos e a onda de greves ainda não alarmaram os investidores, que depositam confiança à nova administração do país em garantir a manutenção da despesa sustentável, embora julguem inapropriada a exigência do duplo dígito aumento salarial, num momento em que a economia atravessa a fase de recessão.

É lógico que com o aumento salarial dos trabalhadores sul africanos, os produtos de primeira necessidade e não só vão registar aumentos significativos com impacto à economia nacional que depende em certa medida de importação de alguns produtos da visinha África do Sul. Contudo, sobem os salários sul africanos e o poder aquisitivo dos moçambicanos baixa.

Sem comentários:

Enviar um comentário