quinta-feira, 7 de maio de 2009

Banco de Moçambique: Balança de Pagamentos (BOP) 2008

No dia 29 de Abril do corrente ano, o Banco de Moçambique reunido com parceiros que prestam informação de relações com não residentes apresentou as Estatísticas da Balança de Pagamentos de Moçambique.

Segundo o Banco Central, o saldo global da BOP foi superavitário devido a entrada líquida de capitais nas contas financeiras e de capital, facto que permitiu financiar o défice da conta corrente que teve uma deterioração em cerca de 24.2%.

Dados da BOP mostram que as exportações totais de bens cresceram em 10%, com destaque para o tabaco e gás em termos de Mercadorias Gerais. Esta variação percentual não foi impulsionado pelos grandes projectos, uma vez que a cifra destes não foi para além 0.4%.

Em relação as importações, este registou um incremento de 23% influenciado principalmente pela importação de combustível, automóveis, cereais e diversa maquinaria. Nos principais bens de consumo há a destacar o aumento da importação do açucar e de automóveis que registaram a cifra de 139.6% e 23.5%, respectivamente.

A entrada de capitais em forma de Investimento Directo Estrangeiro (IDE) beneficiou sobretudo os sectores da Indústia Transformadora com cerca de 44% e da Agricultura, Produção Animal, Caça e Sivicultura na ordem dos 32%. Segundo dados do Banco de Moçambique o IDE incluíndo os grandes projectos tendem a crescer desde 2006, após ter se registado uma redução em 2003 à 2005.

A divulgação deste tipo de indicadores torna-se cada vez mais relevante para o conhecimento dos diversos consumidores, uma vez vez que permite determinar o saldo das relações dos residentes para com não residentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário