quinta-feira, 14 de maio de 2009

CPLP: 2º Encontro de Emissão e Tesouraria dos Bancos Centrais


Maputo acolheu de 6 à 8 de Abril de 2009, o 2º Encontro de Emissão e Tesouraria dos Bancos Centrais da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Falando à margem do II Encontro de Emissão e Tesouraria dos Bancos Centrais da CPLP, Esselina Macome (Administradora do Banco de Moçambique) fez referência aos grandes avanços da ciência, tecnologia e globalização, realçando que a banca não está alheia a estes desenvolvimentos.

Este econtro (bienal), para além de outros teve como objectivo a análise das recomendações dadas aquando do I Encontro de Emissão e Tesouraria realizado em 2007, em Lisboa – Portugal, e debater os últimos desenvolvimentos registados em cada país.

Este órgão concluiu que o desafio dos Bancos Centrais, nesta área, é de garantir a circulação de notas e moedas de boa qualidade e em tempo real.

A necessidade de manter o público informado, sobre o manuseio das notas e moedas em circulação torna-se bastente importante, num país em que a cultura de conservação das notas é ainda débil. Esta debilidade pode se constatar a qualquer hora nos mercados, nos transportes semi-colectivos vulgo “Chapa 100”, nas barracas e no público em geral. Me parece que o cidadão comum procupa-se mais em conservar a moeda estrangeira em detrimento do metical, a pesar dos esforços do Banco Central que tem apelado para maior conservação da moeda nacional com o slogan ”o dinheiro estragado custa dinheiro”.

A necessidade de formar activistas, criação de sites e outras formas de educação que os Bancos Centrais da CPLP se propuseram, para informar ao público sobre o melhor manuseamento das notas e moedas metálicas poderá ser um meio bastante viável e que pode trazer resultados positivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário