quarta-feira, 12 de maio de 2010

Espanha - Reduz Salários da Função Pública


O Executivo chefiado por Zapateiro anunciou na manhã de hoje a redução, a partir de Junho, de cinco (5%) por cento dos salários dos funcionários públicos e o congelamento salarial para 2011.

Estas medidas visam reduzir o défice público, em linha com o programa da União Europeia. Esá prevista também a redução em 15% dos salários dos membros do governo e ainda o congelamento das pensões no próximo ano, com excepção das mínimas e das não contribuitivas.

Estima-se que o défice passe dos actuais 11.2% para 6% em 2011.

Se considerarmos alguem que receba 1.000 Euros em Espanha, significa que o governo vai prescindir de lhe pagar nada mais nada men0s que 50 Euros, mas o salário mínimo em espanha é de cerca de 630 Euros.

Essa medida num país africano, como por exemplo Moçambique, provocaria instabilidade e politicamente não aceite pela classe trabalhadora.

Que essa crise não chegue a Moçambique.

4 comentários:

  1. Este assunto é um pouco controverso a Espanha au anunciar tal medida posso dizer que é um facto consumado nos, porem as politicas economicas dos paises europeis (zonas de Euro) sao similares dai que he logo que esse paises mudem as suas politicas de modo a ajustalas a ralidade economica precaveno-se das crises economicas quem tem atravesada o mundo neste ultimos temmpos. Porem Falar concretamente de mocambique posso dizer que se houver uma redução nos salarios dos funcionarios publicos, isso ira com certesa criar coaos na economia Mocambicana assim como na vida social em si. Se hoje sem nos faz\ermos sentir dessa crizes ha inhdices de corrupçap quica enriquecimento ilitico o que atye opo-se confundir com crime oprganizado. Entao conclui-se que se eventualmente essa medida for tomada em Moambique um coisa he certa havera greveves incalculaveis assim como havera um indece elevado de corrupcao consegquentemnde o PIB pode baixar.
    Presado Mussagy escrevi isto com venia curiosidade mas confesso n que me preparei para me orgumentar mas espero voltar oportunamente se por ventura não tiver lancado outro tema

    ResponderEliminar
  2. Caro Leitor que quis se identificar como Anónimo.

    Em primeiro gostaria de perceber porque é controverso porque, mesmo a oposição como a população espanhola subscrevem a posição do governo. Aliás, não querendo citar como referência, Portugal também propós o seguinte para minimizar o défice orçamental:


    1. Aumentar o IVA em 1%
    2. Criar um imposto especial sobre os salários entre 1%-1,5%
    3. Criar um imposto de crise sobre os lucros das empresas de 2,5%.

    Essas medidas só passaram porque a oposição percebeu que é a tentativa ideal no momento (eles também fariam o mesmo), mas em contrapartida de certas exigências também.

    Falar de Moçambique talvez a minha análise não fosse por aí, porque o que impulsiona o crescimento económico não são as despesas correntes, mas sim as despesas de investimento.

    A corrupção sempre haverá, mesmo nos países mais desenvolvidos há corrupção. O que alimenta o índece de corrupção em Moçambique na minha opinião não é a corrupção de pequena escala, a pesar de que somados representam um valor significante, é a corrupção de grande escala... mas falar de corrupção suscita abrir uma nova página, um novo debate, tanto que é parte da Agenda do Presidente da República o seu combate.

    Amândio Mussagy.

    ResponderEliminar
  3. Presado Mussagy

    Tendo lido o seu anterior comentário importa-me dizer o seguinte:
    1.O tema é discutível porque nao me parece que o Governo Moçambicano a curto prazo possa querer reduzir os salários dos Funcionários Públicos de modo a seguir as politicas da Espanha pois,ao fazer isso estará a modificar ou mentir o eleitorado face à sua agenda politica e sobretudo no seu manifesto eleitorado pois diminuindo o salário não acredito que isso possa contribuir para o combate à pobreza.

    2. Portugal quer aumentar o IVA e criar outros impostos especiais ao contrario disso o Governo moçambicano tende a diminuir os Impostos sobre rendimentos de pessoas assim como tende a ajustar os salários tantos dos funcionários públicos como o nivelamento dos salários do sector provado de modo a torna-los compatíveis com o custo de vida actual.
    3. Por outro lado o Governo tende a estimular o investimento estrangeiro assim como o desenvolvimento de infra-estruturas esta ultima variavel aumentam o FBCF quiçá o despesa publica. assim como tambes agravam-se as taxas de reserva. não estou actualizado quanto a taxa de redesconto mas segundo o Governador do banco de Moçambique Moçambique tem reservas para resistir as crises financeiras. como pode ver o atraso no desembolso da contribuição para o OGE por parte dos doadores em nada afectou a economia Moçambicana se bem que essa contribuição não tem um peso acima de 50% no orçamento total.
    4. Dou-lhe razão quanto a corrupção pois de facto a corrupção existe e existira tanto em pequena como em grande escala mas esperarei abrir uma nova pagina falarei deste assunto segundo o conhecimento que tenho pois tenho muitas referencias para suportar as tinhas teses em relação a este assunto

    Obrigado
    Desta vez vou me identificar.
    Guimarães

    ResponderEliminar
  4. A verdade veia a cima como pude ver ontem no telejornal
    Na Espanha já há protestos contra a decisão do Governo espanhol en reduzir o salário dos funcionários públicos em 5% e isto pode vir a acontecer se em Portugal haver agravamento na taxa do IVA logo não seria de admirar isto tanto que se o Governo Moçambicana um dia vir a pautar-se por estas medidas certamente que haverá greves incalculáveis como disse no primeiro comentário
    Guimarães

    ResponderEliminar