quinta-feira, 3 de junho de 2010

Rand Forte - Um Caso para Reflexão

A moeda visinha Sul-Africana está de "passos galopantes" para o "infinito (?)", a avaliar pela sua contínua valorização, digamos ZAR/MT 4.53 (BCI).


"Um rand forte como está, à prazo, torna a economia e sobretudo o sector exportador sul africano, menos competitivo, promovendo mais desemprego e agravando as condições de equilíbrio social. Analistas são unânimes em afirmar que a taxa de equilíbrio do Rand está entre 9,0 e 10,0 vis-à-vis o Dólar. Mais ainda, um Rand forte gera xenofobia, pois perante uma alta de desemprego, os empregadores optam por mão de obra barata, proveniente dos países vizinhos". Navalha
1. Será que esta situação deriva pelo facto de haver Mundial na África do Sul?
2. Qual será a tendência do ZAR pós Mundial de Futebol?
3. Até que nível o ZAR se vai transacionar face ao MT?

3 comentários:

  1. Presado Mussagy

    Mais uma vez, queria antes de mais lhe agradecer por ter lançado este tema sendo assim apras-me comentyar o seguinte:
    Segundo o seu primeiro paragro que trancrevo:"A moeda visinha Sul-Africana está de "passos galopantes" para o "infinito (?)", a avaliar pela sua contínua valorização, digamos USD/MT 4.53 (BCI).

    Pretende falar do Rand (ZAR) ou do dlollar USD)? segundo a taxa por si extraida no BCI vem USD/MT 4,53 eu fiz as minha consultas no mesmo banco e noutros bancos comerciais da praca nao achei essa taxa? covem analizar esse paragrafo para me permitir comentar melhor pois estou equivocado.

    Guimaraes (thomasgui@gmail.com)

    ResponderEliminar
  2. Caro Guimarães,

    Agradeço imenso o seu contributo e atenção, especialmente para este artigo.

    Na verdade e para efeitos de correcção, considere ZAR/MT 4.53 (BCI)a data 3/06/10. Podia ter escolhido MBim, FNB ou qualquer outro banco, mas a diferença não seria assim, tão substancial.


    Aguardo neste, caso o seu comentário considerando ZAR/Mt e não USD/MT, como erradamente consta.

    Melhores cumprimentos,

    Mussagy.

    ResponderEliminar
  3. Mais uma vez permita-me tecer o meu comentário.

    Antes de mais gostaria de exprimir o meu conhecimento sobre taxa de cambio.

    Numa definição mais simples , a taxa de câmbio reflecte, o custo de uma moeda em relação a outra, dividindo-se em taxa de venda e taxa de compra.
    - taxa de venda é o preço que o banco cobra para vender a moeda estrangeira.
    - a taxa de compra reflecte o preço que o banco aceita pagar pela moeda estrangeira que lhe é ofertada.
    Por outro lado existem dois regimes cambiais que permitem fazer arranjos cambiais, a saber:regimes cambiais fixos ou flutuantes. A diferença básica entre esses dois regimes é que, enquanto no caso dos câmbios fixos a taxa de câmbio é definida pelas autoridades monetárias nacionais, em câmbios flutuantes essa mesma taxa é formada no mercado cambial através dos movimentos de oferta e demanda por activos em moeda estrangeira.
    Dai que surge a necessidade de saber o que será Mercado cambial ou Mercado de cambio.
    - Mercado de Câmbio é um espaço físico ou virtual onde se realiza as operações de câmbio entre os agentes autorizados pelo Banco Central, embora no caso do nosso país existam Mercados não autorizados (paralelo)e seus clientes. que devem obedecer a Política cambial vigente que e o conjunto de medidas e acções do governo que influem no comportamento do mercado de câmbio e da taxa de câmbio.
    Segundo informações que colhi duma fonte ligada ao Departamento de Estrangeiro do Banco de Moçambique, o nosso pais adaptou o regime de câmbios flutuantes.
    Sendo assim, o valor da taxa de câmbio no mercado se alterará à medida que haja mudança em outras variáveis que influenciam a demanda e a oferta de divisas. A demanda por divisas é afectada, além da taxa de câmbio, pelas seguintes variáveis:
    Nível do Produto Interno, Nível geral de Preços Interno, Nível geral de Preços Externo, Taxas de Juros Interna, Taxas de Juros Externa e Produto Interno Bruto.

    Se olharmos para o comportamento do ZAR em relação ao Metical, de facto o ZAR tem tendências a estai cada vez mais forte em relação ao Metical e essa fortificação do ZAR também acompanhada da fortificação do USD em relação ao ZAR e consequentemente ao se ajustar as politicas cambiais no pais de origem do ZAR também pode afectar o Metical tanto que a RSA constitui um dos Mercados de negocio para muitos moçambicanos e nas transacção entre sul africanos e Moçambicanos a principal moeda usada é o zar dai que é obvio que haja uma maior demamnda daquela moea o que faz enfraquecer o Metical. por outro lado eu acho que estando neste, momento, o ZAR em alta em relação ao Metical acredito que seja por causa do Mundial pois na RSA há um grande fluxo de pessoas que estimula a procura seja de que bem for e isso provoca um agravamento nos preços dai que a a taxa de cambio pode de facto subir recorde que os preços internos e externos são factores que determinam a procura da moeda.
    Por O nosso banco central tem adoptado medidas para que essas subidas cambiais não atinjam níveis elevados pelo que considero assim que o caso do zar não é dinâmico mas sim estático. Vamos ver o que vai acontecer depois do mundial
    Tomás Guimarães

    ResponderEliminar